Você provavelmente nunca ouviu falar deles, The Gordons é uma daquelas pérolas que você não faz ideia de como conseguiu conhecer.
Estamos falando de uma banda formada em Christchurch, maior cidade da Ilha Sul da Nova Zelândia, em 1980 composta por Alister Parker (guitarra e vocal), John Halvorsen (baixo) e Brent McLachlan (bateria).Com um mordaz punk-rock semi-industrial a banda conquistou certa fama no meio underground e até chamou a atenção de certas revistas especializadas, como a Ripitup, na época em que lançaram seu primeiro álbum "The Gordons" (de 1981), considerado pela revista o álbum do ano.
No entanto, apesar de aparente promissora carreira, a banda costumava ser inconstante, o que prejudicou sua carreira que não passou dos 5 anos com muita dificuldade.
Para quem gosta de uma referência mais conhecida a banda parece misturar elementos de The Cramps com The Sisters Of Mercy.
Encontramos alguns elementos como noise, repetições minimalistas de riffs, vocais afetados, foco no baixo e, algo curioso em uma banda norteada pelo punk, sessões instrumentais relativamente longas.
Uma espécie de áurea Post-Punk-Rockabilly-Proto-Noise (acabei de inventar) percorre o som da banda. Estão presentes a clássica mistura de Rock'n Roll e barulho (ainda de que forma tímida) incrementado com distorções não convencionais, diferentes graus de atonalismo, improvisação e "ruído branco", uma espécie de Jazz "Do it Yourself".
Dica:
Pra quem quiser baixar o disco, ele está disponibilizado no blog inconstant soul. Basta olhar o primeiro comentário que lá estará o link (não colocarei o link direto aqui, vai que dá merda).
Eu baixei, funciona, o problema é que os arquivos estão com extensão FLAC, isso significa que você não conseguirá ouvir em players comuns como Windows Media Player.
Para resolver isso basta baixar esse programa, que vai transformar FLAC em MP3.
Nenhum comentário:
Postar um comentário